quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A erosão

   A intensidade da erosão é determinada pela resistência das rochas e pela ação e energia do agente erosivo. Assim, por exemplo, certas regiões desérticas são submetidas a enormes diferenças de temperatura. Durante o dia ela chega a alcançar mais de 40ºC e à noite, devido à perda de calor, menos de 0ºC. Essas mudanças bruscas produzem finas aberturas nas rochas, que pouco a pouco, dividem-se em partes e destroem-se.

O vento é outro agente de erosão. Sua ação engloba três fases: a de desgaste da rocha (erosão), determinando curiosas formas nas paisagens; a de transporte de materiais resultantes dessa erosão e, por fim, a deposição desses sedimentos, dando origem a outra forma de relevo.

A água, em seus estados líquido e sólido, atua sobre o relevo. As águas da chuva e do degelo, ao deslizarem pelo solo, assumem grande importância ao transformarem-se em rios torrenciais.


A ação erosiva de um rio é extremamente destrutiva em seu curso superior, pois aí se encontram os maiores declives. O desgaste diminui à medida que se vai aproximando das planícies.

O mar também atua como grande agente do relevo, na formação de praias ou no desgaste de encostas, que no Brasil são conhecidas como falésias.

Mas, sem sombra de dúvidas, o agente externo que mais tem transformado o relevo tem sido o homem, através de grandes obras, da mineração, da urbanização, dentre outros fatores. O que a natureza levou bilhões de anos para formar o homem levas anos ou menos para modificar ou mesmo destruir.

Paisagens transformadas por agentes exógenos


 


Sueli Lima

Bibliografia
Fonte: Enciclopédia do estudante, 05 Geografia geral, os fenômenos físicos e humanos do planeta, Ed. Moderna
 

2 comentários:

  1. muito bom! Além de imagens o conteúdo está ótimo! Façam mais postagens assim! Muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas acho que poderia ter tido uma resolução, tipo uma revisão mais objetiva, mesmo assim, está maravilhoso.

    ResponderExcluir