quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A tectônia das Placas e os Vulcões




A teoria da tectônia das placas surgiu nos anos 1960. Segundo ela, a litosfera, camada superior da terra é bastante fraturada originando todas essas outras teorias cientificas como da deriva continental: A crosta terrestre não é uma camada rochosa inteiriça e sim fragmentada em várias partes, denominadas placas tectônicas. Essas placas, que “flutuam” sobre o magma do manto, compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares.
Assim o magma circulante no interior do manto serve como motor, gerando forças que empurram horizontalmente a crosta e movimenta, as placas tectônicas, com isso detectou-se que em determinadas regiões do globo existe as chamadas zonas de divergência onde as placas afastam-se uma das outras, e as zonas de convergência onde elas encontram-se em colisão.

Zonas de divergência
Nessas regiões, as correntes de convenção provocam o afastamento das placas tectônicas. Como de maneira geral essas placas estão localizadas em meio aos oceanos, onde a crosta terrestre é mais delgada, a pressão do magma consegue abrir fendas no assoalho oceânico, deixando extravasar grande quantidade de lava, dando origem ao vulcão que por sua vez entra em erupção, e gera todo o processo que já conhecemos.  O vulcão quando inicia sua fase de atividade começa  a liberar  gás de enxofre (altamente tóxico), seguido de explosões que lançam lavas.


Sabrina Tamarozzi






Um comentário: