quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Relevo

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre, sua formação pode ter duas origens provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).

    Agentes externos ou exógenos

Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões que podem ser pluvial (provocada pela água da chuva) e fluvial (provocada pelas águas dos rios e mar), nesses casos o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando gradativamente novas formas.

As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando assim o relevo do local. Por fim existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominadas de erosão eólica.

O homem também é um agente externo de transformação do relevo, as modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem através do
trabalho transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.

Existem agentes externos, na superfície terrestre, que modificam o relevo, não tão rapidamente como os vulcões ou terremotos, mas sua ação contínua transforma lenta e ininterruptamente todas as paisagens da Terra. A ação dos ventos, do intemperismo e da água sobre a crosta terrestre determinam a erosão.

Renata

2 comentários: