quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A tectônia e os Modificadores do relevo

já foi dito segundo teorias cientificas, como da deriva continental a crosta terrestre não é uma camada rochosa inteiriça, e que os vulcões se formam a partir das zonas de divergências e eles são um dos grande modificadores do relevo com suas erupções devastando paisagens, formando paisagens  e criando ilhas .
Zona de convergência
Como já foi dito a zona de convergência é onde as placas  encontram-se e colidem.
São, de modo geral, zonas de subducção, onde as placas se encontram e explodem. Uma delas mergulha por debaixo da outra (sempre a mais densa) e regressa à astenosfera. Existem três tipos de convergência:
Convergência crosta oceânica-crosta continental
Quando isso acontece, normalmente formam-se fossas abissais.Um exemplo é a fossa Peru-Chile, onde a placa de Nazca mergulha sob a placa Sul-americana. A zona de convergência entre uma placa oceânica e uma placa continental é chamada de margem continental ativa.

Convergência crosta oceânica-crosta oceânica
      Convergência crosta continental-crosta continental
Nestes casos é muito difícil que uma placa mergulhe sobre a outra por causa da densidade de alguns elementos. Às vezes uma placa sobrepõe-se sobre a outra, num movimento de obducção. Pode ocorrer também a colisão entre as placas e a formação de cadeias de montanhas. O exemplo mais conhecido é o choque da placa Euro-Asiática com a indiana, que deu origem à cadeia dos Himalaias


 Limites divergentes ou construtivos

Nos limites divergentes, duas placas afastam-se uma da outra sendo o espaço produzido por este afastamento preenchido com novo material crustal, de origem magmática. A origem de novos limites divergentes é por alguns associada com os chamados pontos quentes

Limites transformantes ou conservativos
O movimento lateral esquerdo ou direito entre duas placas ao longo de uma falha transformante pode produzir efeitos facilmente observáveis à superfície. Devido à fricção, as placas não podem pura e simplesmente deslizar uma pela outra

Os terremostos
Os terremotos, sismos ou terremostos de terra são movimentos bruscos da crosta terreste, que modificam o relevo. Ocorrem quando as grandes placas tectônicas colidem ou deslizam entre si, exemplos citados acima.
Apesar de sua ocorrencia contínua, a maior parte deles se quer é percebido pelas pessoas. Às vezes, porém, são muito fortes, causam grande destruição e grandes modificações no relevo terrestre, e do relevo terrestre com o qual o homen já tinha modificado.
Para a medição da magnitude do terremoto é usado uma escala a escala de Richter, a quantidade de energia liberada por um terremoto determina a sua magnitude, que é medida pela escala Richter. Inicialmente, a escala considerava a possibilidade de terremotos de 1 a 9 pontos. Porém, como não existe limite teórico, hoje se fala em “ escala aberts” de Richter.

Juan Artur

Nenhum comentário:

Postar um comentário